Petrobras começa a produzir petróleo na Nigéria no final deste semestre

A Petrobras deve iniciar a produção de petróleo na Nigéria, na África, no final do primeiro semestre deste ano no Campo de Agbami, desenvolvido em parceria com a Total e a Chevron-Texaco.

Segundo informações da Petrobras, a produção se dará na plataforma do tipo FPSO (que produz, estoca e escoa petróleo e gás natural). Atualmente já estão sendo realizados os trabalhos finais de teste em mar.

A expectativa da companhia é de que a plataforma de Agbami venha a se tornar uma das maiores unidades produtores da Petrobras no exterior. Segundo informações da Petrobras, inicialmente o navio plataforma estará interligado a cinco poços, com uma produção de cerca de 150 barris por dia. Até o final de 2008, deverá atingir 250 mil barris por dia, com dez poços produtores.

A parcela de investimento da Petrobras na plataforma foi de US$ 270 milhões, e o capital para desenvolvimento do campo deverá ter retorno em cinco anos. No pico de produção do campo, caberá Petrobras uma produção de 35 mil barris de óleo diários.

Ainda no final deste ano ou início de 2009, a Petrobras e seus parceiros (Total e Chevron) também deverão iniciar a produção no campo de Akpo, cuja produção estimada é de 185 mil barris de petróleo por dia cabendo Petrobras 37 mil barris.

As informações da empresa indicam que, em ambos os campos, as reservas estimadas são de 1,6 bilhão de barris de petróleo leve de maior valor comercial no mercado internacional.

A previsão inicial de produção é de 400 mil barris de petróleo por dia, dos quais 65 mil caberão Petrobras, que pretende colocar o produto no mercado internacional.

A plataforma de Agbami tem capacidade para processar 250 mil barris de óleo equivalente (petróleo e gás natural) por dia, armazenar 2,1 milhões de barris de óleo equivalente. No projeto, foram investidos US$ 6 bilhões e o petróleo recuperável no campo é estimado em 900 milhões de óleo equivalente.

As atividades da Petrobras na Nigéria não se limitam a produzir e explorar petróleo. No ano passado, a estatal brasileira firmou com a Nigerian National Petroleum Corporation (NNPC) um memorando de entendimento para o fornecimento de álcool combustível (etanol) quele país.

Pelo contrato, a Petrobras se compromete a prestar assistência técnica aos nigerianos, de modo que eles possam dar início ao programa interno de adição de álcool gasolina. Segundo a Petrobras, o primeiro embarque está programado ainda para o primeiro semestre deste ano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo