A Petrobras registrou anteontem novo recorde de produção, ao extrair 1 milhão 857 mil e 425 barris de petróleo, volume cerca de 23 mil barris superior à marca anterior, obtida em 23 de junho de 2005: 1 milhão 835 mil barris. O volume produzido segunda-feira é cerca de 50 mil barris de petróleo superior à média mensal de consumo de derivados, hoje um pouco acima de 1,8 milhão de barris por dia.
Foi o 11.º recorde diário de produção obtido neste ano, em conseqüência da crescente recuperação dos campos localizados nas áreas maduras das regiões norte e nordeste e do Espírito Santo, além do ?excepcional? desempenho operacional de todas as plataformas da Bacia de Campos, a maior província petrolífera do País, localizada na região norte do Rio de Janeiro. Nesta região, a Petrobras destacou as produções das plataformas P-43, no Campo de Barracuda; e P-48, no Campo de Caratinga.
Segundo a Petrobras, este foi ?mais um passo decisivo rumo à desejada e cada vez mais próxima auto-suficiência que será alcançada de modo sustentável (ou seja, a média diária mensal equivalente ao consumo diário mensal), ainda no primeiro semestre de 2006, com a entrada em produção da plataforma P-50 no Campo de Albacora Leste, também no norte do estado?, diz a empresa.
A informação foi divulgada pela empresa em nota oficial. A companhia ressalta que o novo recorde é 5,8% superior ao último recorde mensal de produção, obtido em junho deste ano, quando a média mensal ficou em 1,755 milhão de barris por dia; 10,7% maior do que a média diária obtida até novembro deste ano; e 24,4% maior do que a produção média de 2004: 1 milhão 493 mil barris por dia.
A expectativa da empresa, já manifestada pelo diretor de exploração e produção, Guilherme Estrella, é fechar dezembro com produção média diária de 1,850 milhão de barris.