A Petrobras arrematou as quatro áreas que disputou no leilão para concessão de blocos exploratórios na Colômbia. Em nota, a empresa informou que será operadora nos blocos RC-06 e RC-07, em ambos com participação de 40%. As demais empresas que integram o consórcio são a Ecopetrol e a Hess Corporation, ambas com 30% de parcela cada uma. A Petrobras atuará, ainda, como sócia não-operadora nos blocos RC-04, com participação de 30%, e RC-08 com 20%. O RC-04 será operado pela British Petroleum (35%) e também terá participação da Ecopetrol (35%). O RC-08 será operado pela ONGC (40%), com a participação da Ecopetrol (40%).

continua após a publicidade

No total, a Colômbia leiloou 13 blocos no Ronda Caribe 2007, realizado ontem pela Agência Nacional de Hidrocarburos (ANH), da Colômbia. Segundo o comunicado da estatal brasileira, "não houve dispêndio financeiro inicial no leilão, uma vez que as propostas foram avaliadas de acordo com o porcentual adicional de participação na produção oferecida à ANH no caso de haver descobertas comerciais. As empresas vencedoras se comprometeram com um programa exploratório mínimo, equivalente a cerca de US$ 5 milhões em cada bloco durante três anos".

Localizados no mar caribenho colombiano – próximos ao bloco Tayrona, que já é operado pela Petrobras – os quatro blocos totalizam uma área de aproximadamente 12 mil quilômetros quadrados em águas rasas e profundas (com lâmina d’água de até dois mil metros).

continua após a publicidade