A Petrobras anunciou ontem a compra das empresas Gaufil e Lufirel por US$ 3,2 milhões. As duas empresas controladas pelo grupo espanhol Unión Fenosa, são detentoras de 30% e 25% do capital votante da Conecta S.A., que distribui e comercializa gás natural no Uruguai. Com isso, a Petrobras passará a ser indiretamente sócia do governo do Uruguai na Conecta. É que os 45% restantes do capital da companhia pertencem à Ancap (Administración Nacional de Combustibles Alcohol e Portland), controlada pelo governo uruguaio.
Essa aquisição marca o início das atividades da Petrobras no Uruguai, aumentando para oito o número de países onde atua na América do Sul.
A Conecta é titular de concessão governamental para distribuição de gás natural, gás liquefeito de petróleo (GLP) e gás manufaturado e tem exclusividade no abastecimento a pequenos e médios consumidores no interior do país.
Seu faturamento atual é de US$ 2,7 milhões. A previsão é que esse resultado dobre em 2005.
A empresa conta atualmente com 4.200 clientes, dos quais 4.100 residenciais. Estima-se que esse número represente somente 10% do mercado potencial localizado próximo a sua rede de distribuição nas cidades de Paysandu e Ciudad de la Costa. A incorporação desses clientes já está prevista no contrato de concessão existente.