Pesquise preços para não sair prejudicado

Ao escolher o presente para o Dia dos Pais evite realizar a compra por impulso. Após a escolha, não deixe de pesquisar. A recomendação é da coordenação estadual do Procon aos consumidores, em razão da proximidade da data. A pesquisa é essencial e deve incluir preços à vista, bem como os juros praticados no crediário. As diferenças de preço entre estabelecimentos variam significativamente e é bom verificar a veracidade das ofertas.

Se o consumidor optar por presentear com uma roupa, não deve esquecer de verificar se na etiqueta constam os dados referentes à composição do tecido, tamanho e instruções de lavagem. O consumidor deve ficar atento a qualidade dos produtos e a possíveis defeitos na peça. Na compra de produtos elétricos ou eletroeletrônicos, pode solicitar ao vendedor que retire o produto da embalagem para uma demonstração de funcionamento. O manual, em português, e o certificado de garantia, preenchido, deverão acompanhar a mercadoria.

Quanto a produtos de alimentação ou perfumaria, tanto nacionais como importados, as informações devem constar no rótulo, em português, com especificações de peso, volume, data de fabricação, prazo de validade, composição e dados sobre o fabricante ou importador.

Pagamento

“Analisar a forma de pagamento é importante,” salienta o coordenador estadual do Procon, Algaci Túlio, “exigindo um desconto nas aquisições à vista. Nas compras a prazo, tenha conhecimento dos juros praticados e do valor final da compra. Se utilizar cartão de credito, o valor a ser cobrado é o preço à vista. Quando o pagamento for feito com cheques pré-datados, faça constar na nota fiscal e preencha os cheques nominais à empresa”.

Sempre peça a nota fiscal da mercadoria, pois sem ela não será possível efetuar trocas, não haverá garantia do produto e estará impossibilitada a reclamação.

O prazo de 30 dias é válido para reclamar de vícios aparentes ou de fácil constatação de produtos não duráveis, como alimentos e artigos de perfumaria. Para bens duráveis – roupas e eletrônicos – o prazo é 90 dias Na eventualidade de ocorrer algum problema, o consumidor pode procurar o Procon, rua Francisco Torres, 253, centro, Curitiba, ou o Disque Procon pelo telefone 0800- 41-1512.

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