A competência da gestão financeira é uma questão fundamental para os pais na hora de discutir as importantes lições que os adolescentes devem aprender antes de alcançar a idade adulta. Compreender como e onde os jovens gastam as suas mesadas é também um fator importante na hora de transmitir os ensinamentos sobre orçamento e poupança.

continua após a publicidade

Para entender melhor o estilo de vida dos adolescentes, seus hábitos e as preocupações de seus pais, ma operadora de cartões encomendou um estudo feito com adolescentes entre 13 e 18 anos de idade na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guatemala e México. O estudo revelou que esta geração é cada vez mais independente e busca formas de se comunicar e compartilhar informações com seus amigos – muitas vezes utilizando a Internet e seus telefones celulares como meio de comunicação e compartilhamento – enquanto os pais buscam mais controle e querem saber o que seus filhos estão fazendo e se certificando de que não coloquem em risco a sua segurança.

“Os jovens de hoje representam a próxima geração de consumidores e a Visa está comprometida a se aliar com os pais para promover a educação financeira e ajudá-los a transmitir conceitos fundamentais para a gestão responsável do dinheiro para esses consumidores do futuro”, afirma Jose Coronel, diretor executivo de produtos pré-pago da Visa  para a América Latina e Caribe. “Através de nosso programa de educação financeira, dos nossos produtos e serviços, oferecemos aos pais uma forma simples de ensinar às crianças hábitos responsáveis”, finaliza o executivo.

O estudo também confirmou o significativo poder aquisitivo deste grupo demográfico na região e o papel que os adolescentes têm no mercado, tornando este segmento da população um público interessante, no qual não se pode perder de vista na hora de prever e acompanhar as tendências de consumo no futuro. Entre as principais conclusões está o fato que esta geração, que nasceu na era digital, confia implicitamente no comércio eletrônico através dos dispositivos móveis.

continua após a publicidade

Preocupação dos pais

O estudo revelou algumas prioridades e preocupações que são chave para os pais em relação aos hábitos de seus filhos, os quais incluem saber como e onde os filhos gastam seu dinheiro, assegurar-se de que seus filhos pratiquem hábitos seguros e responsáveis na Internet, ensinar habilidades para gerenciar o orçamento e oferecer-lhes ferramentas de pagamento seguras e convenientes.

continua após a publicidade

Confiança na Internet

45% dos adolescentes brasileiros entrevistados escolheram a Internet como uma das suas mídias preferidas. Além disso, 79% disseram que usam a Internet pelo menos uma vez na semana e suas atividades mais frequentes online incluem ficar no chat (86%), enviar e receber emails (78%), assistir vídeos (69%), preparar trabalhos escolares (63%), participar de redes sociais (54%), e jogar (50%).

No ambiente online, os adolescentes frequentemente carecem de supervisão e publicam livremente fotos, vídeos e outros tipos de informação privada. Esta geração é bastante experiente nas atividades da Internet e 47% delas passa ao menos de 1 a 3 horas navegando diariamente. Entre os pais pesquisados, essa tendência dos adolescentes foi a mais preocupante.

Hábitos de gastos dos adolescentes

Apesar de não contarem com empregos em tempo integral e muitos deles sequer trabalharem, este grupo etário tem poder aquisitivo já que a maioria recebe uma mesada de seus pais ou avós. Em média, 83% dos jovens brasileiros disseram que gastam todo o seu dinheiro no curto prazo. Aproximadamente 74% dos entrevistados afirmaram gastar seu dinheiro em comida, enquanto 76% gastam em compras por impulso, 33% com material escolar, 47% com transporte público, 37% com roupas, 22% com seu telefone celular e 29% em festas.

Além disso, uma alta proporção de adolescentes pede regularmente dinheiro aos seus amigos para cobrir suas despesas e 20% dos entrevistados usam parte do seu dinheiro para pagar estas dívidas.