De acordo com o Mapa de Oportunidades de Emprego em Curitiba, o cargo de faxineiro foi o que mais gerou vagas na capital, durante os três primeiros meses do ano.

continua após a publicidade

Neste período, foram criadas 934 novas vagas para a função, quase o dobro do número de vagas para assistente administrativo (530), que se destacou na segunda colocação do mesmo levantamento. Na sequência, o cargo de servente de obras foi o terceiro que mais gerou oportunidades em Curitiba, com 461 novas vagas.

Segundo a economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Lenina Formaggi, a oferta de vagas na capital acompanhou o movimento da economia local, que vem se recuperando das “marolas” da crise na economia global.

Segundo ela, o número de cargos de faxineiro e assistente administrativo, que são os setores que mais geram empregos na capital, cresceu em função dessa recuperação.

continua após a publicidade

De acordo com Lenina, a função de faxineiro apresentou o maior número de ofertas justamente por ser um dos cargos mais sensíveis às oscilações da economia.

“Como para esse cargo não são exigidas maiores qualificações, é um dos apresentam uma maior rotatividade, já que estes trabalhadores, da mesma facilidade em que são facilmente demitidos durante a crise, são recontratados quando a economia se aquece”, afirma.

continua após a publicidade

Segundo a economista, o mesmo acontece com o cargo de servente de obras. Esta função, entretanto, não chegou a registrar grandes perdas, já que, mesmo com a crise, o setor da construção civil há doze meses segue numa crescente.

Na comparação da geração de empregos no primeiro trimestre do ano passado com o mesmo período de 2009, dentre as 20 ocupações, o destaque também vale para os cargos de trabalhadores de serviços de manutenção de edifícios e logradouros e de embaladores (a mão), que passaram de um saldo negativo de empregos no período para 221 e 163 vagas respectivamente neste ano.

O período também foi bom para vendedores em domicílio, que tiveram aumento de 615,79% no número de vagas (de 19 para 136). O número de oportunidades para operadores de caixa aumentou 279,03% (de 62 para 235), e para faxineiros 272%.

Na classificação por salário médio de entrada, a maior remuneração foi alcançada por analistas de desenvolvimento de sistemas (R$ 2.344,70), seguido por assistente administrativo (R$ 938,12). O Mapa de Oportunidades de Emprego é feito pelo Observatório do Trabalho, da Secretaria Municipal do Trabalho, com o subsídio de informações do Dieese.

Sugestões devem ser enviadas para economia@oestadodoparana.com.br