Uma pesquisa de intenção de voto divulgada nesta sexta-feira pelo instituto Ipsos mostra a candidata de extrema-direita na França, Marine Le Pen, se manteve à frente do centrista Emmanuel Macron na disputa do primeiro turno da presidência e também viu seu apoio crescer para o segundo turno.
A candidata eurocética se manteve com 27% das preferências na pesquisa realizada entre 14 e 15 de março, ao passo que Macron passou de 25% para 26% em relação à sondagem anterior, feita entre 1 e 5 de março. François Fillon, o candidato conservador que é investigado por mau uso de dinheiro público, continuou em terceiro colocado com 17,5% das intenções de voto.
No segundo turno, Macron se manteve à frente com 61% das preferências. No entanto, Marine Le Pen melhorou suas perspectivas e cresceu 1 ponto porcentual entre as duas pesquisas. Ela agora conta com 39% das intenções de voto.
A sondagem mostra ainda que 78% dos apoiadores da Frente Nacional de Le Pen dá como certo seu voto, ao passo que, para Macron, esse número cai a 52%.(Marcelo Osakabe – marcelo.osakabe@estadao.com)