A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) iniciou ontem (9) pesquisa para medir o grau de satisfação dos usuários dos serviços de telefonia celular e fixa, incluindo os telefones públicos. O levantamento, conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), começa por São Paulo e deve se estender para todos os Estados, além do Distrito Federal.
Para aferição do grau de satisfação, as duas universidades utilizarão cerca de 300 entrevistadores, dos quais 108 estarão em campo, na abordagem direta com usuários de orelhões, e 160 estarão encarregados das entrevistas por telefone com usuários de telefonia fixa e celular. O universo de amostragem prevê a realização de 84.153 entrevistas.
As opiniões serão colhidas em 60 dias. Prazo idêntico será dispendido para consolidação dos dados e apresentação do resultado à Anatel. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 5%.
A agência pretende manter um sistema de aferição semestral para avaliar o grau de satisfação dos usuários dos serviços de telefonia. As informações serão utilizadas pela Anatel para avaliar os indicadores das metas de qualidade que as empresas precisam cumprir.