O descontrole financeiro é o principal motivo para cair na inadimplência, segundo apontou a pesquisa "Perfil do Inadimplente", realizada pela empresa de concessão de crédito Telecheque. De um universo de 1.355 consumidores que tinham restrições de crédito entre julho e agosto deste ano, o levantamento indiciou que para 55% o descontrole é a razão para estarem na condição de inadimplente. O resultado mostra aumento na falta de controle dos gastos – em 2006 essa foi a resposta de 42% dos consumidores inadimplentes.
Em seguida, figuram na lista das causas para inadimplência o empréstimo do nome para terceiros (12%), o desemprego (7%), problemas de acidente ou doença na família (6%), além de atraso salarial (4%). Para o vice-presidente da Telecheque, José Antônio Praxedes Neto, o consumidor precisa se reeducar financeiramente e ter mais cuidados na administração de sua renda salarial para não extrapolar sua capacidade de endividamento.
O estudo divulgado hoje mostra ainda que os consumidores com faixa salarial entre R$ 700 e R$ 1.050 formam a principal faixa de inadimplência, correspondendo a 23% do total de endividados. Os homens aparecem na pesquisa entre os mais endividados (53%).