Durante a manhã e parte da tarde desta quinta-feira (18), o governador Roberto Requião esteve na cidade de Ferrol, no litoral da Espanha, visitando a Corelsa, maior empresa européia de aquacultura, líder na produção de peixes e mariscos cultivados e a principal produtora de equipamentos para piscicultura e maricultura da Europa. “Estamos colhendo todas as informações necessárias para desenvolver a indústria da pesca no Paraná”, afirmou Requião.

O governador, acompanhado do secretário nacional da Pesca, José Fritsch, de secretários de Estado e técnicos da Emater, fez uma longa visita a Corelsa e recebeu informações de diretores e técnicos da empresa, que tem a maior linha de equipamentos para piscicultura e maricultura do mundo.

A empresa possui tecnologia própria e não há equipamentos similares em outras empresas do ramo. Durante a visita, Requião discutiu a possibilidade de troca de experiência com os espanhóis no cultivo e no uso de equipamentos fabricados pela Corelsa, e também a adaptação desse maquinário à realidade brasileira.

Arzua

À tarde, a comitiva paranaense seguiu para a cidade de Arzua, localizada a 30 km de Santiago de Compostela e última parada dos peregrinos antes de chegar ao final da rota. Requião foi recebido pelo prefeito do município, Xoaquin Garcia Couso, eleito há três meses pelo Bloque Nacionalista Galego, partido de esquerda. Arzua é uma das poucas comarcas espanholas governada por um partido de esquerda.

O governador e o secretário da Fazenda, Heron Arzua, foram homenageados pela Prefeitura e pela Câmara de vereadores da cidade. Em seguida, visitaram alguns pontos importantes da cidade, como um dos mais antigos albergues que recebe os peregrinos que percorrem o caminho de Santiago de Compostela, uma unidade produtora de queijo e uma fazenda modelo. Requião se interessou particularmente pelo processo de confinamento de gado pela alta produtividade de leite que o sistema proporciona.

Para hoje, está prevista uma reunião em La Coruña, Espanha, entre a comitiva paranaense e empresários e armadores interessados em vender produtos ao Paraná.

continua após a publicidade

continua após a publicidade