Brasília – Depois de se ver em um fogo cruzado com o vice-presidente da República, José de Alencar, por conta da manutenção dos juros altos, o Banco Central (BC) está tentando se aproximar mais do público e agora vai investir em uma faceta didática e popular. Em uma iniciativa inédita, o BC lançou ontem o programa de educação financeira do qual fazem parte cartilhas com as respostas às perguntas mais freqüentes sobre temas da economia brasileira, feitas pelo público no site do BC na internet.

Os interessados poderão acessar com facilidade os textos no site do BC na internet (www.bcb.gov.br). As três cartilhas abordam temas como Juros e Spread Bancário, Índices de Preços e o Comitê de Política Monetária (Copom).

Na cartilha sobre Juros e Spread, por exemplo, o BC tenta explicar para os clientes bancários porque é tão grande a diferença entre o que os bancos pagam pelos recursos depositados e o que cobram nos empréstimos. O BC assume uma parte da culpa ao explicar que a política monetária mais restritiva, traduzida pelo aumento da taxa básica de juros e dos depósitos compulsórios, tem forte influência sobre o aumento do spread.

continua após a publicidade

continua após a publicidade