Perfil dos shoppings passa por mudanças

Enquanto nos Estados Unidos, o berço dos shopping centers, começa a mudar o conceito do uso dos espaços – a tendência agora são os open malls com lojas dispostas a céu aberto -, o Brasil também está apostando numa nova tendência. São os espaços de múltiplo uso, onde além de lojas e restaurantes, existem áreas para clínicas, escritórios e até residências, tudo funcionando de forma integrada. A proposta é apenas uma de muitas que deverão surgir nos próximos empreendimentos, que ainda tem muito espaço para crescer no Brasil.

É o que aposta presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Marcelo Carvalho. ?No mercado brasileiro menos de 20% de todo o varejo é formado por shopping. Nos Estados Unidos isso é superior a 60%, o que demostra que existe uma lacuna a ser preenchida?, disse. Em 2007 a indústria de shopping centers no Brasil faturou R$ 58 bilhões – no Paraná o faturamento foi de mais de R$ 2 bilhões -, o que representa um crescimento de 16% em relação ao ano anterior. Um dos fatores que contribuíram para esse resultado foram as inaugurações de novos empreendimentos – ao todo foram dez novos centros de compras.

Para 2008 estão previstas a criação de outros 15 shoppings, dos quais, quatro no Sul do Brasil. Dois deles são no Paraná – Palladium Shopping (Curitiba) e São José Shopping (São José dos Pinhais) – que somados aos 25 shopping já instalados no Estado, devem totalizar cerca de 500 mil m²  de Área Bruta Locável (ABL) e mais de 38 mil empregos diretos. Alguns desses estabelecimentos já estão se adaptando a nova realidade do mercado. É o caso do Palladium Shopping Center, que irá inaugurar no mês de maio no bairro Portão. Com mais de 182 mil m² de área construída, o empreendimento terá 356 lojas, sendo 80 espaços destinados a operações de serviços, como clínicas, laboratórios e escolas.

O proprietário do Palladium, Aníbal Tacla afirma que unir em um único espaço serviços, alimentos e comércio, é uma tendência relativamente nova no País. ?Vai ao encontro do consumidor que busca facilidade?, falou. Para Tacla os modelos de open malls ainda não ecoaram no Brasil por questões estruturais, como logística de transporte e projetos urbanísticos. O Shopping Barigui, inaugurado há quatro anos em Curitiba, não descarta a possibilidade de também investir na áreas de serviço – como já acontece com outros empreendimentos do grupo, o Barra Shopping (Rio de Janeiro) e Morumbi Shopping (São Paulo) que abrigam centro médico e escritórios comerciais. No ano passado o Barigui adquiriu uma área de 27,3 mil m² que servirá para ampliar em 25% a área total do shopping.

Concorrência mexe com o setor em Curitiba

Além das duas inaugurações de shoppings previstas para este ano para Curitiba e região, um novo empreendimento será construído no bairro Batel. O shopping, que deverá levar o nome de Pátio Batel, é do mesmo grupo do empresário Salomão Soifer, proprietário do Shopping Mueller e do novo São José Shopping. Apesar de ninguém do grupo dar informações sobre o novo centro comercial, a Prefeitura confirmou que concedeu licença para obras em uma área de 35.831,75 m², entre a Avenida Batel e Rua Bruno Filgueira.

E a concorrência mexeu com os estabelecimentos já instalados na capital. O Shopping Curitiba está promovendo um amplo projeto de revitalização, com substituição do guarda-corpo (mureta de proteção), iluminação e pintura. Também serão modernizados os sanitários, estacionamento e praça de alimentação; e serão criados sanitário-família, novos conceitos de lounges, além de um espaço que unirá os lados dos pisos, criando um deck sobre o vão central. As obras irão contemplar ainda fachadas e paisagismo das calçadas externas.

O Mueller – que completa 25 anos em 2008 – reformou a praça de alimentação, fraldários, trocou a pintura, comunicação visual e sinalização. As próximas obras deverão ser nos banheiros. O Estação também reformulou os banheiros, fraldário e criou uma sala de amamentação. Os funcionários que trabalham no local também ganharam vestiários exclusivos. (RO)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo