O percentual de famílias brasileiras com dívidas chegou a 57,3% em junho, 1,4 ponto percentual acima do registrado no mês anterior (55,9%), mostra pesquisa divulgada hoje pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

continua após a publicidade

Os débitos podem ser de cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro ou de seguro. Apesar da alta, o número de famílias endividadas continua em patamar inferior ao observado em junho de 2011, quando 64,1% haviam declarado ter dívidas.

A pesquisa mostra ainda que após quatro meses de altas consecutivas, o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso apresentou leve queda em junho. Ficou em 23,2% ante o resultado de 23,6% em maio.

O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso também recuou. Em junho de 2012, 7,5% das famílias declararam não ter condições de pagar seus débitos, ante 7,8% em maio de 2012 e 8,4% em junho de 2011.

continua após a publicidade

O cartão de crédito foi apontado como um dos principais tipos de dívida por 74,8% das famílias endividadas, seguido por carnês, para 19,7%, e, em terceiro, por crédito pessoal, para 10,4% das famílias. Os dados foram coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal com cerca de 18 mil consumidores.