A empresa de petróleo estatal Petróleos Mexicanos (Pemex), que enfrenta a concorrência no mercado varejista de combustíveis pela primeira vez desde sua fundação, há oito décadas, está reestruturando sua rede de postos franqueados e usará suas vantagens para oferecer preços competitivos, disseram autoridades nesta quarta-feira.
“A reforma energética mudou a situação no setor de energia”, disse o presidente-executivo da Pemex, José Antonio González Anaya, durante uma reunião com milhares de proprietários e operadores de postos da marca Pemex. “Nós não somos mais os únicos, então precisamos nos renovar”.
O México mudou suas leis de energia em 2013, permitindo o investimento privado e estrangeiro em exploração e produção, refino e distribuição de petróleo pela primeira vez desde a expropriação da indústria de petróleo, em 1938, e leiloou com sucesso dezenas de blocos de petróleo. A reformulação do setor de energia também incluiu a suspensão da restrição de propriedade estrangeira nos postos de combustíveis e permitiu outras marcas no mercado além da Pemex.
Como parte da abertura do mercado de combustíveis, o governo começou a liberar os preços de varejo este ano, o que levou a um grande aumento na bomba em janeiro. Isso provocou protestos em todo o México, já que os consumidores viram os custos mais elevados com combustível como um efeito negativo da reforma.
“Os postos de gasolina estão realmente se tornando o rosto da reforma energética”, disse Gonzalo Monroy, um consultor do setor de energia na Cidade do México. “As pessoas estavam acostumadas a todas as pequenas ineficiências dos postos da Pemex – elas não estavam recebendo um litro completo, estavam recebendo um serviço realmente ruim, às vezes a gasolina não era da melhor qualidade. As pessoas agora esperam um melhor serviço e estão dispostas a pagar por isso.”
González Anaya reconheceu deficiências passadas ao delinear os planos da Pemex para atualizar seu sistema de franquia. Pela primeira vez, a empresa estatal ajudará os operadores de postos a adicionarem negócios como lojas de conveniência e reduzirão drasticamente os obstáculos burocráticos envolvidos na abertura de um posto da marca Pemex.
As renovações começarão nas três maiores cidades mexicanas em dezembro, seguidas por outras áreas urbanas e rodovias principais em janeiro, e áreas rurais em junho.
Fonte: Dow Jones Newswires