A Receita Federal informou que até esta segunda-feira (20) 3,154 milhões de empresas aderiram ao Simples Nacional, o novo sistema de tributação das micro e pequenas empresas, apelidado de Super Simples. Desse total, tiveram migração automática do simples federal para o novo sistema, que inclui Estados e municípios, 1 337 milhão de empresas. Os 1,816 milhão restantes são empresas que pediram adesão ao Super Simples desde 2 de julho. O prazo para opção ao Simples Nacional se encerra hoje, às 20 horas, e deve ser feito pelo do site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br).
Segundo a Receita, 133.933 mil pedidos foram indeferidos por problemas cadastrais e outras 580.967 mil estão com pendências fiscais, como dívidas tributárias, que precisam ser resolvidas para a adesão ser confirmada. Os dados divulgados informam que 511,52 mil solicitações foram deferidas após solução de problemas fiscais e outras 590.542 mil empresas foram aceitas imediatamente, por não terem problemas fiscais ou cadastrais.
São Paulo foi o Estado que mais teve adesões, com 29,28% do total, seguido de Minas Gerais, com 12,19% e Rio Grande do Sul, com 10,09%. De acordo com a Receita, do dia 15 de agosto até hoje – o prazo extra concedido por conta das mudanças realizadas pelo Congresso que habilitou novos setores a aderir ao Super Simples – 64 mil empresas solicitaram adesão.
A Receita ainda não tinha dados mais atualizados sobre pedidos de parcelamento de dívidas tributárias. O dado mais recente era de 3 de agosto, quando já tinham feito pedido 86 mil empresas com pendências junto à Previdência e 290 mil com dívidas de tributos federais.