Amanhã, 1.º de setembro , estarão reunidos em uma reunião de trabalho no Hotel Rayon, em Curitiba, algumas das pessoas mais atuantes e influentes da comunidade brasileira de software livre, discutindo o temário do I Congresso Internacional Software Livre Brasil, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de novembro na cidade, mas também o rumo da adoção em larga escala de software livre em suas empresas e instituições. Dentre os presentes na reunião estarão Marcos Mazoni e Cláudio Dutra, que juntos, na Procergs, Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul, foram responsáveis por vários projetos desenvolvidos em software livre, como o Direto, sistema de correio eletrônico, agenda e catálogo hoje também utilizado na Celepar e em várias empresas e órgãos de governo em todo o Brasil.
Representantes das maiores distribuidoras do sistema operacional GNU/Linux, RedHat e Conectiva, ambas sediadas em Curitiba, também estarão presentes, assim como executivos da Copel, Itaipu, Intel, Solis/Univates entre outras instituições.
Software Livre é um tipo de programa de computador, cuja licença de uso garante o direito à sua cópia, modificação e redistribuição, dando total acesso ao seu código-fonte, o conjunto de instruções, ou a “inteligência” que compõe o programa. Exemplos de software livre mais conhecidos são o sistema operacional GNU/Linux e o pacote de aplicativos OpenOffice, que em conjunto substituem sistemas proprietários conhecidos como o Windows e o Office da Microsoft.