Os consumidores paulistanos preferem pagar suas compras à vista, mostrou pesquisa feita pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Na compra de alimentos, 94,6% das 800 pessoas ouvidas optam pelo pagamento à vista. Esse índice chega a 75,9% para produtos de cama, mesa e banho, 74% para vestuário e 54,8% no caso de produtos eletrônicos.
O pagamento a prazo, segundo a pesquisa, tem a preferência de 60,3% dos paulistanos na compra de móveis, e 53,9% no caso de eletrodomésticos. Para a reforma da casa, 51,9% dos consumidores preferem o parcelamento, contra 48,1% dos consumidores que optam pelo pagamento à vista.
Na avaliação do superintendente geral da ACSP, Márcio Aranha, embora os paulistanos prefiram pagar à vista, essa visão muda conforme o valor do produto “o critério para utilização do crédito pelo consumidor paulistano é o preço a ser pago pelo bem e se o valor cabe ou não nas contas do mês”, afirma. “O consumidor não gosta de contrair dívidas. Contudo, o crédito é visto como uma necessidade, e não como opção”, acrescenta.
Entre os consumidores da baixa renda, quando desejam evitar os juros, a tendência é juntar dinheiro para dar uma entrada, dividir em menos parcelas, quando a parcela cabe no orçamento, ou mesmo recorrer à poupança para pagar à vista.
Outro fator atrelado à aquisição de crédito pelo paulistano é o receio de não conseguir quitar as dívidas. Segundo Aranha, “quanto menor a renda, maior o medo de não conseguir cobrir os débitos”. De acordo com a pesquisa, esse temor se estende a todas as classes socioeconômicas, sendo que nesse cenário, 72,4% dos entrevistados das classes D e E receiam comprar a prazo por medo de não conseguirem pagar, enquanto esse nível é de 55,4% na classe C e de 47,8% nas classes A e B.