Comércio

Patriota vê algum avanço em acordo entre União Europeia e Mercosul

Ao comentar o início das negociações entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos para um acordo de livre comércio, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse nesta terça-feira que as negociações entre a União Europeia e o Mercosul “estão relativamente avançadas”. O chanceler reconheceu, entretanto, que a maior dificuldade para o Mercosul chegar a um consenso com os europeus é a questão agrícola.

 

Segundo Patriota, em reunião de nível técnico, marcada para 1º de março em Montevidéu, os países do Mercosul tentarão avançar em um pacote de propostas a serem encaminhadas à União Europeia.

“Há alguns anos, já se sabia da intenção da União Europeia e dos Estados Unidos (de firmar um acordo de livre comércio). Temos que ver exatamente qual é o mandato negociador, esse processo leva algum tempo. Em contraste, (acordo) União Europeia e Mercosul está relativamente avançado”, declarou.

 

Patriota relatou que, na cúpula realizada em Santiago, no Chile, no ano passado, ficou acertado que a União Europeia e o Mercosul vão trocar novas propostas até o fim deste ano. “Tem que ter um acordo vantajoso para a nossa região e a questão agrícola é essencial. Isso foi transmitido de maneira clara pela presidente Dilma Rousseff em reunião com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, no começo de dezembro.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna