São Paulo – O ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore contesta os números divulgados esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontaram uma desaceleração no ritmo da atividade industrial em outubro. Em entrevista publicada na edição de ontem do jornal Valor Econômico, Pastore afirma que a produção atingiu o seu ápice em outubro.
De acordo com seus cálculos, que levam em conta um ajuste sazonal diferente do utilizado pelo IBGE, a indústria produziu em outubro 0,5% a mais do que no mês anterior. O resultado de setembro, ainda conforme os números apresentados por Pastore, representou crescimento de 3% na produção em relação a agosto. Pela metodologia do IBGE, a produção de outubro caiu 0,5% sobre setembro, depois de ter crescido 4,3% ante agosto.
Esse recuo surpreendeu o mercado, que esperava variação de até 2%. De outubro para cá, a produção de bens de capital acumulou alta de 15,5%.
