A professora curitibana Neliane Machado, 31 anos, diz que o 13.º salário deste ano ainda não acabou. Apesar de já ter feito muitas compras no Natal, guardou parte do dinheiro para gastar agora, aproveitando as promoções. Muita gente fez o mesmo e o comércio já responde. A temporada das liquidações começou esta semana. Aos poucos, produtos como roupas, calçados, eletrodomésticos, móveis e até colchões chegam a descontos de 60%. Os lojistas estão bastante otimistas quanto às vendas deste período.
Como explica o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Élcio Ribeiro, este ano se repetiu uma tendência que começou em 2005. ?As pessoas controlaram o orçamento e, além de manter o índice de inadimplência baixo, com a primeira parcela do 13.º pagaram as dívidas e guardaram o restante para as compras. O comerciante vendeu bastante (9% a mais), conseguiu repôr o estoque e a indústria, que costumava não vender nesta época, entregou mercadoria até a última semana, o que fez com que os preços melhorassem. Muitas mercadorias chegaram, abasteceram as vendas do Natal e sobraram. Agora, é o momento do comércio fazer a mercadoria girar?, afirma.
Foi o que fez a rede de lojas de vestuário Savina. A liquidação começou ontem à tarde e vai até o início de janeiro. Segundo a gerente Juliana Fernandes, o preço de algumas peças chega a baixar até R$ 30. Ela diz que até o fim destas promoções, a loja fica cheia. ?Esperamos que este ano possamos vender até 30% a mais que na liquidação do ano passado, ficando no mesmo nível das vendas do Natal. O fato de ser um período de férias contribui bastante. Além disso, as pessoas comentam que guardaram dinheiro para comprar agora. Tem gente ainda comprando presentes de natal?, comenta.
Gilberto Carvalho é gerente de uma loja de móveis na Rua XV de Novembro (centro de Curitiba), onde as promoções começaram na última terça-feira. As mercadorias chegam a ter até 50% de desconto. ?Ao contrário das lojas de eletrodomésticos, como vendemos móveis, sempre vendemos mais agora do que no Natal. Esperamos aumentar em até 25% as vendas neste período?, diz ele.
A rede de lojas de eletrodomésticos da qual Paulo Drago é o gerente regional começou, também esta semana, com a liquidação ?Adeus Estoque de Natal?. ?Esta é uma liquidação tradicional, que fazemos todos os anos, para atender o cliente que deixa de comprar durante a correria do Natal para comprar agora. O nosso objetivo é acabar com o estoque de 2006, para renovar para 2007. Apesar de o Natal ainda ser o nosso período de mais vendas, a liquidação vem para aliviar a queda que normalmente aconteceria nesta época. As vendas que cairiam, com os descontos, aumentam e ficam apenas 15% menores que as do Natal?, explica o gerente.
Consciência
?Não é ponta de estoque, é mercadoria de linha. Produtos bons com preços bons. Quando uma loja começa com as promoções, logo as outras seguem. É contagiante?, afirma Ribeiro. Apesar de incentivar as compras durante as promoções, o vice-presidente da ACP diz que é preciso haver consciência na hora de comprar, para que os gastos fiquem dentro do orçamento. ?Nem que a pessoa peça para pagar em mais vezes?, orienta.
