Terceiro maior produtor mundial de chocolates e um grande consumidor desse mercado, o Brasil vai ter nas prateleiras de supermercados e nos mais variados comércios 25 milhões de ovos de Páscoa neste ano.
A estimativa é da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), que anuncia que a Páscoa 2011 vai trazer em torno de 80% do total de produtos como novidades, seja nas embalagens, novos recheios, sabores ou formatos, dos mais populares aos chocolates de linhas exclusivas. Inovações são consideradas essenciais para o comércio durante a Páscoa, quando o público procura instintivamente por novidades. “Ninguém dá o mesmo presente dois anos seguidos”, diz o gerente de marketing da Garoto, André Barros.
Vendas maiores
As expectativas do setor são bem animadoras, com expectativa de crescimento nas vendas, dependendo da fabricante, variando de 10% a 40% a mais do que o resultado verificado na Páscoa do ano passado, feriado que é o evento mais importante para as indústrias de chocolate.
Os novos produtos chegam tendo um acréscimo aproximado de 3% a 5%, pelos menos entre as marcas mais populares. O aumento de 20% no preço do açúcar e de outros 20% do aumento de mão-de-obra para produção dos brindes que agregam os produtos infantis são os fatores apontados como os responsáveis pelo aumento do preço, de acordo com a equipe da Lacta, por exemplo.
História do chocolate
Como todo surgimento de algum produto, há controvérsias sobre o início do cultivo do cacau, principal substância de fabricação do chocolate. A briga fica entre os povos olmecas e astecas, ambos do continente americano. Os astecas, inclusive, utilizavam o cacau como moeda de troca e alimento.
Já os maias, outro povo da América pré-colombiana, por volta dos anos 300 esculpiam nas paredes de templos e palácios de pedra imagens do cacau. Por volta do século XIV, eles dominavam uma extensa região ao sul do México, onde o clima é adequado para o cultivo do cacau. Para os maias, a árvore do cacau pertencia aos deuses e seu fruto era uma dádiva dos deuses para a humanidade.
Os colonizadores espanhóis e portugueses levaram o cacau para a Europa e em pouco tempo a exploração comercial iniciou em terras americanas. A primeira fábrica de chocolate foi inaugurada no ano de 1580 na Espanha, popularizando-se rapidamente pelo continente. As fórmulas iniciais do chocolate atual foram feitas em meados do século XIX.