Quem está fora do mercado de trabalho ou quer complementar a renda pode encontrar oportunidades em ações promocionais para a Páscoa. A data sempre movimenta o setor e oferece diversos tipos de trabalho, como promotor de vendas, supervisor, demonstrador e degustador.
As fábricas já se prepararam para o aumento da demanda nesta época do ano. Agora, as empresas de recrutamento selecionam profissionais que vão atuar diretamente com os clientes.
Ontem pela manhã a fila era enorme na frente da Pró Eventos, empresa que faz a seleção de pessoas para estas ações promocionais e há 20 anos trabalha com campanhas de Páscoa.
São oferecidas 400 vagas para quatro empresas diferentes que atuam no setor de chocolates. Os interessados começaram a fazer contato com a empresa no fim do ano passado e na primeira semana de janeiro. A seleção começou ontem. Em média, a duração do trabalho temporário para a Páscoa é de 45 dias, com carteira de trabalho assinada.
“Esta é uma campanha que o pessoal realmente gosta. Temos várias pessoas que estão há anos fazendo Páscoa”, conta Andréa Damião, gerente comercial da Pró Eventos.
Este é o caso de Noemi de Araújo, de 44 anos. Ele trabalha em campanhas de Páscoa há nove anos e foi chamado novamente para trabalhar nesta época. “Até o ano passado, eu dependia disto. Hoje, estou em outra atividade e a Páscoa será um complemento ao meu salário. Eu tenho horário disponível e vou fazer novamente”, comenta.
Simoni da Cruz, de 25 anos, já trabalhou em várias agências e vive destas ações promocionais. “A Páscoa é cativante, especialmente pelo público infantil. De todas as ações, a Páscoa é a melhor. Infelizmente passa rápido”, afirma.
Ela se inscreveu ontem para fazer a seleção. Em experiências anteriores, ela cuidava da demonstração, divulgação de produtos e dos preços, além do atendimento ao cliente.
Schirleane da Silva Dutra, de 20 anos, também se interessou pela vaga para a Páscoa. Se ela passar na seleção, será a primeira campanha desta época que vai participar.
“Eu comecei a participar de ações promocionais no ano passado, no lançamento de produtos. Esta é uma oportunidade de renda e ocupação. Se eu conquistar a vaga, quero mostrar que posso seguir nesta carreira”, declara.
Ela disse que, para pessoas sem formação profissional, vale mais a pena procurar trabalhos temporários do que este do que um emprego fixo, que remunera menos.
Andréa Damião explica que há dificuldade em encontrar mão de obra diante da grande oferta de postos de trabalho em Curitiba. As férias de verão também prejudicam no aparecimento dos candidatos.
Na Pró Eventos, a seleção não exige experiência em vendas. Mas os interessados devem possuir facilidade na comunicação com as pessoas e ter mais de 18 anos. “Algumas pessoas não encaram o trabalho temporário seriamente. Mas pode ser a oportunidade de ser efetivado”, ressalta.
Outras oportunidades
A Agência do Trabalhador de Curitiba oferece 100 vagas para promotores de vendas especialmente para a Páscoa. Os interessados devem comparecer no local (Rua Pedro Ivo, 750, centro), com carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. O candidato pode fazer o cadastro antecipado para futuras vagas. Devem surgir mais oportunidades nos próximos dias para a Páscoa.
A Cacau Show está selecionando funcionários temporários para a Páscoa. No Paraná, serão 180 vagas nas 60 lojas da rede. Os interessados devem deixar currículo na loja mais próxima de sua residência.