A mudança no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos veículos, em 1º de agosto, já provocou reflexos nas vendas das fábricas para as concessionárias.

Impulsionadas pela queda na alíquota dos veículos com motor entre 1.0 litro e 2.0 litros, de 25% para 16%, as montadoras elevaram a participação desses modelos no volume comercializado, de 25,3% em julho, para 31,6% do total no mês passado.

No mesmo período, a parcela de vendas dos carros 1.0 passou de 74% para 67,2%. Já os veículos com motor acima de 2.0 litros tiveram sua participação elevada de 0,7% para 1,2% do total.

Para o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Ricardo Carvalho, ainda é cedo, entretanto, para prever uma alteração definitiva no mix. ?Vamos precisar de mais tempo pra medir a real interferência do IPI nas vendas?, afirmou. ?Um mês é muito pouco para avaliar.?

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