O Parque Jockey Shopping, empreendimento que estará sendo construído junto ao Jockey Club do Paraná, no Tarumã, é parte de um ousado plano do grupo português Sonae. O maior e mais completo centro de compras, lazer e entretenimento do Sul do Brasil, previsto para inaugurar em outubro de 2004, traz ao Paraná mais duas empresas do grupo: a Sonae Imobiliária e a Sonae Enplanta. Empresas independentes, ambas inauguram seus negócios no Sul do Brasil, onde há outras duas empresas do grupo, a Sonae Distribuição – que atua com sucesso nos supermercados BIG , Mercadorama e a Tafisa.
O investidor, Sonae Imobiliária, é um dos maiores incorporadores de shoppings da Europa e cuja meta é transformar-se em líder do setor no Brasil. Voltada especificamente para a gestão e incorporação de centros comerciais, a Sonae Imobiliária chegou ao Brasil em 1997, com o objetivo de inovar no mercado e formar parcerias. A empresa ganhou novo impulso em dezembro de 1999, com a associação à Enplanta Engenharia, formando a joint-venture Sonae-Enplanta. O objetivo foi unir a experiência internacional do grupo ao amplo conhecimento do mercado brasileiro da Enplanta.
Desde a fusão, seis grandes e inovadores shoppings foram construídos no Brasil, totalizando cerca de 220 mil metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável). Além dos empreendimentos já em operação em São Paulo (Penha), Brasília (Pátio-Brasil), Franca/SP (Franca Shopping), Santa Bárbara D?Oeste/SP (Tivoli Shopping), São Bernardo do Campo/SP (Shopping Metrópole) e Campinas/SP (Parque Dom Pedro), a empresa estará investindo R$ 500 milhões no Brasil nos próximos três anos.
Deste valor, R$ 140 milhões, serão destinados ao Parque Jockey Shopping. Os excelentes índices econômicos,a qualidade de vida dos curitibanos e o baixo ABL por m2/habitantes, estão entre as principais vantagens observadas pelos investidores. A expectativa é que o shopping atinja um público de 3,7 milhões de pessoas da Região Metropolitana de Curitiba, Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina e gere 4000 empregos diretos.