Parlamento aprova Kuroda para presidência do BoJ

O Parlamento do Japão aprovou nesta quinta-feira a nomeação dos indicados pelo governo para a liderança do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês). Com isso, o indicado à presidência do BoJ, Haruhiko Kuroda, poderá avançar com medidas mais agressiva de relaxamento monetário do que seu antecessor.

As nomeações de Kuroda e de seus dois vice-presidentes – Kikuo Iwata e Hiroshi Nakaso – foram aprovadas na Câmara Alta do Parlamento e, mais cedo, na Câmara Baixa, garantindo que eles assumam os postos quando a atual liderança deixar os cargos no dia 19 de março.

Mesmo com a aprovação dos três, um obstáculo potencial surgiu sobre o destino de Kuroda.

Já como o atual presidente do BoJ, Masaaki Shirakawa, está deixando o cargo no dia 19 de março antes do fim de seu mandato, 8 de abril, a votação desta sexta-feira só confirmou Kuroda para este período de três semanas. Por isso, ele precisará de uma segunda confirmação em abril.

A aprovação das nomeações havia sido considerada, em grande parte, uma formalidade, mas o principal partido de oposição, o Partido Democrático do Japão (PDJ), disse que a aprovação nas votações parlamentares não significa necessariamente que o partido votará da mesma forma quando tiverem de reconfirmar Kuroda em abril. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna