O ParkShopping Barigüi, empreendimento do grupo Multiplan juntamente com os grupos Bozano Simonsen e J. Maluceli, entra, na próxima semana, a ganhar formas definidas, com o início das obras da superestrutura que vai abrigar as 206 lojas do empreendimento que está sendo construído no bairro Ecoville, em Curitiba. O cronograma está sendo seguido à risca e a inauguração continua prevista para outubro do ano que vem.
O ParkShopping é considerado, hoje, um dos maiores canteiros de obras de Curitiba”, disse ontem o presidente do grupo Multiplan, José Isaac Peres, que veio comemorar a venda de 81% dos espaços locáveis. Ainda hoje, José Isaac assina, no Rio de Janeiro, contrato com o BNDES ( Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiamento no valor de R$ 46 milhões, menos que a metade do que está sendo aplicado pelos investidores, R$ 100 milhões. Ele também vai se reunir com o prefeito Cássio Taniguchi de quem espera alguns “incentivos”. “Vou pedir alguma coisa, mas não sei se vou ganhar”, diz ele, ao explicar que todo o empreendimento está sendo feito sem qualquer apoio governamental.
A partir de agora as obras do shopping vão consumir 150 mil metros cúbicos de aterro, o equivalente a 10 mil caminhões; 20 mil metros quadrados de pavimentação, 38 mil metros cúbicos de concreto e 60 mil metros quadrados de alvenaria. “Os números dão uma dimensão da grandeza do projeto”, acrescenta o empresário.
As negociações com pelo menos mais uma loja âncora ainda estão em andamento. Mas já estão confirmadas no novo shopping lojas como Riachuelo, Centauro Megastore, Livrarias Curitiba, Hot Zone, Ponto Frio, Zara, Fast Shop, PB&Kids, C&A e a academia de esportes Cia Athlética, além da rede de cinemas Multiplex Cinemark.
“A localização é o nosso melhor trunfo”, acentua Isaac Peres. A região onde está sendo construído o empreendimento, na zona oeste da capital, compreende uma grande área de abrangência, reunindo cerca de 600 mil pessoas, com renda média de R$ 7,5 mil per capita.
O ParkShopping terá 96 mil metros quadrados de área construída, em completa integração com um dos principais cartões postais da cidade, o Parque Barigüi. “Estamos revitalizando a margem do rio Barigüi, com um custo aproximado de R$ 3 milhões na preservação do meio ambiente”. Outros R$ 3 milhões serão gastos em infra-estrutura viária, para acesso ao Shopping.
Mercado não está saturado
Segundo José Isaac Peres, alguns segmentos do comércio curitibano vão sofrer com a proliferação de shoppings centers. Porém, ele acredita que há espaço na capital porque Curitiba ainda tem a menor área locável de todas as capitais brasileiras (48 metros quadrados por mil habitantes, contra 250 metros quadrados de São Paulo (saturado) e 70 metros quadrados de Porto Alegre).
Para a construção do shopping nas proximidades do Parque Barigui, foi necessário relocar oitenta famílias. “Foi um trabalho realizado em conjunto com a Cohab”, disse o presidente do Multiplan.
Nesta primeira etapa são gerados cerca de 1.800 empregos diretos e indiretos, que deverão chegar a 4 mil quando os lojistas tiverem montado seus espaços, antes mesmo da inauguração do shopping.
Alguns diferenciais do empreendimento: a praça de alimentação oferecerá 18 opções de fast food e uma praça de eventos de mil metros quadrados. Nas etapas complementares, o ParkShopping Barigui contará com um apart-hotel e um centro médico com 32 clínicas especializadas.
