Um termo de cooperação técnica entre o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) e a Emater/PR será firmado segunda-feira (25) para permitir mais acesso de pequenos e médios produtores rurais às informações sobre a legislação brasileira e as exigências do mercado para a comercialização de produtos.
A cooperação técnica tem como objetivo a realização da ?Operação Defesa do Consumidor?, destinada à orientação, educação, divulgação e esclarecimento da população e do empresariado paranaense das leis e normas técnicas que salvaguardam os direitos dos consumidores e que envolvam a fiscalização de produtos pré-medidos, reduzindo o cometimento de infrações.
?Foi a forma que encontramos de melhor orientar o pequeno e o médio produtor rural para que tomem conhecimento da legislação e deixem de gerar possíveis multas por inadequação de embalagens ou afixação de etiquetas que não estejam em conformidade com as normas nacionais?, afirma o presidente do Ipem, Leonaldo Paranhos.
Consolidada a parceria, o Ipem deverá agir diretamente junto ao homem do campo, através das associações e pequenas cooperativas organizadas e supervisionadas pela Emater. ?O pequeno produtor, o sitiante, que tão pouco conhecimento tem das exigências do mercado, quase nunca recebe uma orientação nesse sentido?, explica Paranhos.
O presidente do Ipem lembra ainda que, às vezes, por pequenos detalhes, os produtos dos pequenos agricultores não estão pertinentes com a legislação federal. ?Como o maior interessado em se adequar é ele mesmo, para poder ganhar mercado maior, certamente estará receptivo a essa iniciativa e, como conseqüência, várias não-conformidades costumeiramente encontradas irão acabar?, analisa.
Centro Agropecuário
A assinatura do convênio acontecerá na sede da Fundação de Desenvolvimento Tecnológico de Cascavel – Fundetec, com a presença do vice-governador Orlando Pessuti; do secretário Virgílio Moreira Neto, da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul; do presidente do Ipem, Leonaldo Paranhos, e do presidente da Emater-PR, Sabino Campos. O ato integra uma extensa programação da Fundetec que tomará toda a segunda-feira e que tem como foco principal a revitalização do Centro Agropecuário Maria Afonso Costa, em Cascavel.
Durante todo o dia serão lançados programas, assinados convênios e firmadas cooperações para fortalecer a agroindústria regional.