Um trabalho em parceria entre o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) e a Emater/PR está sendo elaborado para permitir mais acesso de pequenos e médios produtores rurais às informações sobre a legislação brasileira e as exigências do mercado para a comercialização de produtos.
A formalização do trabalho ocorreu em reunião realizada no gabinete do presidente do Ipem, José Antonio Fonseca, com as presenças de Abdel Nasser Ahmad e João Nischi de Souza, do Programa de Agroindústria Familiar da Emater.
Ficou decidida a elaboração de um protocolo de intenções para preparar, até o meio do ano, uma cartilha instrutiva sobre o assunto. Paralelamente, está sendo preparado um programa de palestras visando uma aproximação maior entre os produtores e a realidade do mercado.
?Foi a forma que encontramos de melhor orientar o pequeno e o médio produtor rural para que tomem conhecimento da legislação e deixem de gerar possíveis multas por inadequação de embalagens ou afixação de etiquetas que não estejam em conformidade com as normas nacionais?, afirma José Antonio Fonseca.
Consolidada a parceria, o Ipem deverá agir diretamente junto ao produtor, através das associações e pequenas cooperativas organizadas e supervisionadas pela Emater.
O pequeno produtor nunca teve uma orientação nesse sentido. E às vezes, por pequenos detalhes, seus produtos não estão pertinentes com a legislação federal. Para poder ganhar mercado maior, certamente estará receptivo à iniciativa e, como conseqüência, várias não-conformidades costumeiramente encontradas irão acabar.