A Receita Federal voltou a descartar a possibilidade de prorrogar o prazo de adesão das micros e pequenas empresas ao parcelamento dos débitos do Simples (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte).

De acordo com a assessoria de imprensa da Receita, o prazo final para as empresas fazerem o pedido de parcelamento é quinta-feira (30), às 20h. O pedido só poderá ser feito pela internet (www.receita.fazenda.gov.br) e para efetivá-lo é necessário que a empresa faça o pagamento da primeira parcela também até o dia 30 de setembro.

Apesar da decisão da Receita de não prorrogar o prazo, os contabilistas fizeram nesta segunda-feira (27) um pedido formal ao secretário Jorge Rachid. O CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e a Fenacom (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas) encaminharam um ofício pedindo a extensão do prazo por mais 30 dias.

Para o presidente da Fenacom, Carlos José de Lima Castro, não é que o prazo seja curto. O problema, segundo ele, é que as microempresas estão muito pulverizadas no Brasil e, se o prazo não for estendido, o governo pode não cumprir seu objetivo.

“Se o governo adiar esse prazo não terá nada a perder”, disse. Para o presidente do CFC, José Martônio Alves Coelho, as empresas de pequeno porte não têm patrimônio para sustentar as suas dívidas, por isso, seria interessante para o governo que elas parcelassem seus débitos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade