A ParanaPrevidência vai revisar 1.450 aposentadorias por invalidez para atender à emenda constitucional. A medida, publicada em março, garante aos aposentados por invalidez a partir de janeiro de 2004 (e ingressado no serviço público até 31 de dezembro de 2003) a paridade em relação ao pessoal da ativa. De acordo com a ParanaPreviência, pouco mais da metade dos 1.450 benefícios já estão sendo revisados, em diferentes estágios.

continua após a publicidade

O prazo para que União, estados e municípios revisem os benefícios é de 180 dias. A emenda prevê que os aposentados por invalidez enquadrados nos requisitos estabelecidos no texto terão direito aos mesmos benefícios, vantagens reajustes aplicados à remuneração dos servidores em atividade. A revisão da ParanaPrevidência inclui análise técnica, previdenciária e jurídica. Até agora, 750 processos já passaram pela análise técnica, que separa os casos que se enquadram nas datas estabelecidas. Destes, 300 benefícios já passaram também pela análise que valida ou não a revisão e pelo procedimento de recálculo das aposentadorias com a incorporação dos valores devidos ao pagamento, nos casos em que isso foi necessário. Outros 450 processos estão em fase de análise previdenciária e jurídica.

O diretor jurídico da ParanaPrevidência, Ademir Cleto, explica que a maioria dos aposentados por invalidez, cujos benefícios estão sendo revistos terá o valor do benefício aumentado, com data retroativa a março.

Adicionais

continua após a publicidade

O diretor da ParanaPrevidência, Alexandre Cordeiro, explica que os valores adicionais serão pagos na folha de pagamento seguinte ao término da revisão, ou então em folha suplementar. Outras informações pelo Call Center da ParanaPrevidência, pelo telefone (41) 3304.3737.