Café, mel, chocolate, biscoito dietético, cachaça orgânica. Estes são alguns produtos paranaenses que estão expostos na principal feira de exportação do mercado alimentício do Brasil e terceira do mundo, a Feira Internacional da Alimentação (Fispal), que termina amanhã, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Dez empresários do Estado integram a delegação liderada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) que participa do evento oferecendo suporte às empresas, principalmente, para as rodadas de negócios e a comercialização dos produtos. Este é o segundo ano consecutivo que a entidade organiza a participação dos empresários.
De acordo com o presidente da Faciap, Jefferson Nogaroli, a feira é uma vitrine para futuras negociações. “Uma feira reúne público qualificado, compradores e fornecedores, sendo possível fazer muitos contatos que não seriam realizados em um ano de visitas”, observa. Para ele, o papel da federação no suporte às empresas é fundamental.
O empresário Michel Ângelo Bomtempo, proprietário da Cachaça Terra Vermelha, único produto nacional 100% orgânico, de Assaí, norte do Paraná, participa pela primeira vez da feira. O produto já é exportado para os Estados Unidos e Europa, por isso, a expectativa de Bomtempo é aumentar as vendas no mercado interno. “Vamos prospectar novos negócios, mas principalmente buscar distribuidores para os estados brasileiros”, ressalta. Com uma produção de 150 mil litros anuais, desde 2000, a cachaça já conquistou mercado em São Paulo. Com a participação na Fispal, a intenção do produtor é aumentar em 50% a produção, e conseqüentemente o quadro de colaboradores, hoje compostopor 32 pessoas.
Desde o início do ano, a Faciap esteve envolvida no processo de divulgação da feira entre a classe empresarial, com ações voltadas ao fortalecimento das relações comerciais nacional e internacional, desenvolvidas pelo Departamento de Comércio Exterior (Decex), da entidade. Este ano, a feira reúne mais de mil expositores, 12 estados e cinco países (Itália, Áustria, Turquia, Estados Unidos e Malásia). Numa área de 29 mil m2, os organizadores estimam a participação de 65 mil profissionais do setor e uma movimentação de R$ 2 bilhões em negócios.