Cataratas do Iguaçu estão |
O Paraná está entre os 16 estados que conseguiram a aprovação e terão recursos para implementação do Programa de Regionalização do Turismo Roteiros do Brasil, do governo federal. "Isso significa receber recursos para o início das ações do programa, beneficiando principalmente as regiões turísticas de nosso Estado. As quatro prioritárias são os Campos Gerais, o litoral, Curitiba e Região Metropolitana e a região Oeste, com extensão para as regiões Norte, Noroeste e Sul do Paraná", explicou o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron.
Atividade que envolve uma cadeia produtiva formada por aproximadamente 52 setores econômicos e que gera um em cada nove empregos no mundo, o turismo é uma importante forma de inclusão social. Com o Programa de Regionalização do Turismo Roteiros do Brasil, a Secretaria de Estado do Turismo e Paraná Turismo trabalham com roteiros integrados, fortalecendo especialmente produtos turísticos mais consolidados.
Concebido pelo governo federal de forma participativa e alinhado às políticas da Organização Mundial do Turismo (OMT), o programa propõe o ordenamento da atividade turística no Brasil, com ênfase no desenvolvimento regionalizado. Para o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, sua implantação, iniciada em abril de 2004 com oficinas de planejamento, traz muitos benefícios ao Paraná. "Esse programa contribui para aperfeiçoar o nosso produto turístico", diz Souza Caron.
Trata-se, segundo ele, da estruturação da oferta turística, ordenando-a em roteiros, com o objetivo de aumentar a competitividade dos produtos turísticos no Paraná, de acordo com a estratégia do Ministério do Turismo.
Até junho de 2005, a Secretaria de Estado do Turismo vai trabalhar com quatro regiões prioritárias do Paraná visando fortalecer produtos mais consolidados: o litoral (Caminhos do Mar), os Campos Gerais (Rota dos Tropeiros), a Região Metropolitana de Curitiba e a região Oeste e Foz do Iguaçu. No entanto, também está sendo dada atenção especial ao Norte paranaense (Roteiro da Moda, que envolve a região de Maringá e Cianorte), ao Noroeste (Projeto Costa Rica) e à região de Prudentópolis e União da Vitória, no Sul.