Paraná sedia entrega do prêmio Finep-Sul nesta segunda

Curitiba será a capital da inovação nesta segunda-feira (07), quando serão conhecidos os seis vencedores da 8ª edição do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica – região Sul. São  18 empresas no total, sendo sete do Paraná: Klabin e Dataprom (categoria processo), Automat, Identech, Seccional (pequena empresa), Bematech (produto), Instituto de Tecnologia Aplicada à Inovação – ligada à Itaipu Binacional (inovação social). A partir das 16 horas, os finalistas estarão apresentando seus trabalhos, e às 19 horas serão revelados os vencedores, no Centro de Eventos do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Cietep).

Os seis vencedores do Sul estarão concorrendo à etapa nacional, cujo resultado será divulgado no dia 7 de dezembro, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Criado pelo governo federal para estimular os esforços inovadores das empresas no campo tecnológico, principalmente com projetos que gerem resultados de impacto na sociedade, o prêmio é promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Nos três estados da região Sul foram inscritos 207 trabalhos, sendo 82 do Paraná. As etapas regionais acontecem em todo o País, classificando empresas e instituições em cinco categorias, além da categoria inventor inovador, incluída este ano a pedido do presidente Lula para homenagear um brasileiro criativo.

Os vencedores da etapa nacional receberão bolsas de fomento tecnológico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e subsídio para depósito de pedido de patente ou registro de marca. Para o 2º e 3º colocados de cada categoria, será concedido depósito de pedido de registro de marca.

Em 2004 a Bematech, empresa curitibana da área de automação foi premiada na etapa nacional na categoria média/grande empresa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo