Paraná registra alta de 22,8% nas exportações em 2007

O Paraná manteve, em 2007, o crescimento nas exportações acima da média nacional e fechou o ano com elevação de 22,8% nas vendas para o exterior, em relação a 2006. Subiu também a participação do estado no total das exportações brasileiras ? de 7,27%, em 2006, para 7,69%, no ano passado. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (4), em Brasília, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

De acordo com o levantamento do governo federal, durante os 12 meses do ano passado foram vendidos ao exterior, pelo Paraná, cerca de US$ 12,35 bilhões em produtos. Esse montante representa 7,69% dos US$ 160,65 bilhões exportados pelo Brasil, ou seja, a soma das vendas no mercado internacional por todas as unidades da federação.

O crescimento de 22,8% das exportações paranaenses, em 2007, ficou acima da média brasileira. As exportações de todo o Brasil, conforme apontam os números do Ministério do Comércio Exterior, registraram alta de 16,1% no ano passado.

O índice de incremento das vendas do Paraná para o mercado externo superou também o aumento verificado em estados como Minas Gerais (16,8%) e São Paulo (11,7%), que têm Produto Interno Bruto (PIB) maior que o paranaense. Foi praticamente igual ao de Santa Catarina (22,9%) e menos de dois pontos percentuais inferior ao do Rio Grande do Sul (26,8%).

Para o secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, o crescimento coloca o Paraná mais uma vez entre as principais forças produtivas do país. ?Temos batido recordes consecutivos em vários setores e isso é resultado de políticas públicas que reduzem impostos, atraem mais investimentos e consolidam empresas?, analisa.

?A alta também é reflexo de inúmeras missões comerciais a outros países lideradas pelo governador Roberto Requião. Além de grandes empresas, pequenos empreendimentos também começam a inserir seus produtos no mercado internacional graças a uma política de estímulo e divulgação da cultura exportadora aos microempresários?, avrescenta o secretário.

O relatório divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior não traz os principais destinos das exportações, nem os produtos com maior participação nas vendas. O ministério programou para o próximo dia 15 a divulgação do levantamento detalhado ? contendo, inclusive, valores de importações e saldo da balança comercial. A tabela com as exportações por unidade da federação está disponível na página www.desenvolviment.pr.gov.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo