Cataratas do Iguaçu: negócios e
turismo devem estar interligados.

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O governo do Paraná confirmou nesta semana a realização da primeira missão comercial de 2005 ao Paraguai. De acordo com a Secretaria da Indústria,  Comércio e Assuntos do Mercosul, nove empresas já marcaram presença para rodadas de negócios na capital Assunção, entre os dias 15 e 17 de junho.

Para os empresários paranaenses, uma das principais vantagens de investimentos no Paraguai atualmente está nos baixos custos e na mão-de-obra especializada que os paraguaios oferecem em alguns setores.

?Eles já fabricam confecções para grandes indústrias da Espanha e da Argentina. Enquanto o custo da produção do jeans é de US$ 10 no Brasil, no Paraguai sai por US$ 5. Os paraguaios querem parcerias?, conta a consultora de promoção internacional Kyona Kendrick.

Legalidade

Uma das grandes lacunas encontradas no mercado paraguaio são os setores de autopeças e de alimentos, conta a consultora. ?Quase tudo é comprado na ilegalidade, pois se paga uma propina ao distribuidor ilegal e poucas são as mercadorias do setor alimentício que acabam entrando como produto exportado pelo Brasil.?

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No caso das autopeças, Kyona ressalta que não há reposição no mercado. ?As empresas paranaenses têm um grande mercado potencial tanto para produção como na distribuição?, conclui.

Adolfo Filippi é proprietário de uma fábrica de confecção na cidade de Assunção, com destaque aos bonés. A troca de fornecedores de São Paulo pelo Paraná foi o fator fundamental para redução de gastos, afirma. ?Passei a comprar em Apucarana e meu custo caiu 30%?, confirma Filippi.

Exportações

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As exportações paranaenses para o Paraguai cresceram cerca de 7,13% no ano de 2004 em relação a 2003, chegando a US$ 157 milhões. Durante todo o ano anterior, cerca de 1.450 produtos foram exportados para o Paraguai por 496 empresas paranaenses.

Para o coordenador de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Santiago Gallo, esses números tendem a crescer. ?Queremos promover a cultura exportadora dos principais Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Paraná. Vamos também incentivar os pequenos e médios empresários a iniciar suas exportações para mercados mais próximos, privilegiando o Mercosul?.

Serviço – Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul – Telefone: (41) 335-1700 – das 9h às 17h – Contato: Kyona Kendrick Vannucci – consultoria-kyona@hotmail.com – ou mercosul@seim.pr.gov.br