Paraná quer comprar UEG Araucária

O governador Roberto Requião (PMDB) encaminhou na quarta-feira mensagem à Assembléia Legislativa submetendo à apreciação dos deputados um anteprojeto de lei que autoriza a Copel a comprar a totalidade das ações que a norte-americana El Paso possui na UEG Araucária Ltda., empresa proprietária da usina termelétrica a gás localizada na Região Metropolitana de Curitiba. A El Paso detém participação de 60% na sociedade, da qual participam a própria Copel, com 20% e a Petrobras, com os 20% restantes.

Ainda neste mês, Copel e El Paso podem assinar o acordo definitivo efetivando a transação, de modo que a Copel irá adquirir todas as ações da empresa norte-americana na UEG Araucária, pelo equivalente a US$ 190 milhões. Um memorando de entendimentos assinado no dia 17 de fevereiro formalizou a intenção da Copel. Falta agora autorização do Legislativo Estadual e a homologação do acordo pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Conforme a Copel, a Petrobras, que vai manter sua participação de 20%, oficializou posição de que não faz objeções à operação.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão (PSDB), afirmou que a mensagem não deve ter problemas para ser aprovada na Casa, embora alguns deputados possam pedir informações sobre a transação. ?O assunto já foi muito comentado?, explica. Brandão disse que a proposta seguirá o trâmite normal no Legislativo.

Segundo a Copel, os US$ 190 milhões que serão investidos na compra das ações da EL Paso, correspondem a 48% do que ela teria pago ao longo do atual governo se cumprisse o contrato de compra de energia, que foi suspenso por determinação de Requião. A compra da participação da El Paso na empresa termelétrica dará desfecho a uma discussão que envolve aspectos legais, técnicos e operacionais do empreendimento e que se arrasta desde 2003, quando foram suspensos os pagamentos à UEG Araucária.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo