O governo do Paraná e empresários realizam na semana que vem mais uma missão comercial ao Mercosul. Desta vez, o destino é o Uruguai. A comitiva, organizada pela Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim), vai participar de uma série de rodadas de negócios na capital, Montevideo, entre os dias 15 e 18.

Além de incentivar a integração regional, a missão quer ampliar o intercâmbio tecnológico e comercial entre os pequenos e médios empresários. Com a visita ao Uruguai, o atual governo do Estado fecha um série de missões realizadas com países vizinhos. Nos últimos meses, o Paraná estreitou relações com a Argentina, Chile e Paraguai.

O mercado uruguaio é considerado promissor. As exportações paranaenses para o Uruguai cresceram 126% no primeiro semestre de 2004 em comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando US$ 27 milhões. Em 2003, foram 781 produtos exportados por 253 empresas paranaenses localizadas em mais de 70 municípios.

Empresas

Entre as empresas participantes da nova missão, estarão representantes das indústrias de plástico, corretivos agrícolas, têxtil, confecções, portas e compensados em madeira.

A Ponto Design, de Curitiba, será uma das que integrarão a comitiva. Empresa do setor de confecções, fatura R$ 250 mil ao mês e tem como clientes os Estados Unidos, para onde exporta há um ano. O gerente Sérgio Cavalieri diz que a empresa já participou de outras missões organizadas pelo Estado e revela que as principais vantagens são os contatos para futuros negócios.

Segundo o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Uruguai, Nelson Gramazio, o país a ser visitado tem muitas necessidades, principalmente maquinários, software e prestação de serviços técnicos. Para o sucesso das exportações, acrescenta, é preciso ter informações sobre o comprador. “E é isso que teremos: total cobertura para o intercâmbio”, afirma.

continua após a publicidade

continua após a publicidade