Paraná mostra exemplos de preservação

O governador Roberto Requião representou o Brasil, ontem, em Lyon, na França, na solenidade de abertura da Pollutec 2006 – Salão Internacional de Equipamentos, Tecnologias e Serviços voltados ao Meio Ambiente – ao lado da ministra da Ecologia e Desenvolvimento Sustentável da França, Nelly Olin, do presidente da região de Rhône-Alpes, Jean-Jack Queryranne, e do prefeito de Lyon, Gérard Collomb. Este ano o Brasil é o país homenageado na feira, fator que garante aos representantes brasileiros maiores oportunidade de parcerias.

Durante palestra de abertura, Requião falou sobre a necessidade de reverter o quadro de degradação ambiental que vem ocasionando a perda dos recursos naturais em todo o planeta. O governador citou como exemplo a política ambiental adotada pelo Paraná, Estado citado pelo presidente da província de Rhône-Alpes, Jean-Jack Queryranne, como exemplo de políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

O governador relatou ainda que o Paraná tem dado prioridade à preservação, mas tem procurado também desenvolver uma política de incentivos àqueles que buscam o crescimento sustentado. ?Os paranaenses sabem que a política ambiental deve servir para restabelecer e perenizar a vida no planeta e não apenas para retardar a sua morte. Fico preocupado quando vejo que alguns ainda acreditam na possibilidade de compatibilizar a voracidade do mercado pelo lucro com a preservação dos recursos naturais. De qualquer forma saúdo os ambientalistas, porque vejo aqui na França e nesta Pollutec uma disposição para enfrentar os desafios que o meio ambiente exige de todos nós?, finalizou Requião, sendo muito aplaudido pelo público presente.

O governador representou o Brasil, tendo em vista a ausência da ministra brasileira do Meio Ambiente, Marina Silva, assim como do presidente da Confederação Nacional da Indústria – representado pelo empresário paranaense e presidente da Associação Comercial do Paraná, Virgilio Moreira Filho.

O Paraná é um dos seis estados brasileiros convidados a apresentar suas realizações e projetos na área de meio ambiente na Pol-lutec. Além do Paraná, os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão participando da Pollutec.

Programação

O governador Requião foi recepcionado pela coordenadora da feira, Sylvie Foum, e visitou os estandes da Pollutec em companhia da ministra do Meio Ambiente francesa, Nelly Olin. A comitiva paranaense participou ainda do ?Almoço Oficial Brasil?, com a presença de aproximadamente 100 representantes brasileiros.

No período da tarde, Requião foi expositor em um dos painéis que compõem a Pollutec sobre o Brasil, onde falou sobre o projeto ?Paraná Biodiversidade?, produção do biocombustível, e disse que o Estado está aberto a parcerias.

Resultado

O governador Roberto Requião foi procurado durante o evento pelo presidente do Partido Verde da região de Rhône Alpes e encarregado de gerenciar projetos rurais sustentados, Gerrard Lerals, que manifestou interesse em importar do Paraná tortas de soja convencional e perguntou sobre o andamento da segregação da soja no Porto de Paranaguá.

Ao lado do presidente da Sociedade Rural de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, que compõe a comitiva paranaense e é produtor de soja no Paraná, e do deputado federal José Sarney Filho (ex-ministro do Meio Ambiente), o governador garantiu que o Paraná tem condições de fornecer um produto puro, sem contaminação com Organismos Geneticamente Modificados (OGMs).

?Estamos dispostos a pagar um preço superior pela soja paranaense, desde que o produto não seja transgênico e haja garantia da certificação e segregação da soja. Em abril do próximo ano iremos ao Brasil para fechar esta parceria de importação?, reafirmou Gerrard Lerals. (AEN)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo