Paraná lidera crescimento de horas pagas aos trabalhadores

O número de horas pagas para os trabalhadores nas indústrias do Paraná cresceu 2,6% durante o mês de junho deste ano em relação a igual período de 2006. O resultado deixou o Paraná na liderança nacional, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, divulgada nesta segunda-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média nacional foi calculada em 1,46%.

A pesquisa revelou ainda que, nos estados da região Sul do Brasil, Santa Catarina registrou aumento de 1,26% no número de horas pagas aos trabalhadores da indústria, e o Rio Grande do Sul sofreu um recuo de 0,24% no total de horas pagas.

?A indústria está num excelente momento no Paraná. É responsável pela criação de quase 50% de todos os empregos que foram gerados no estado, durante o primeiro semestre deste ano, e os números divulgados pelo IBGE vêm completar essa informação, trazendo mais detalhes sobre essa expansão do setor?, afirma o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia.

De acordo com a pesquisa, entre os segmentos que contribuíram para o aumento no número de horas pagas na indústria paranaense, o de meios de transporte, que apresentou crescimento de 28,5%, liderou o crescimento.

No período compreendido entre os meses de janeiro e junho deste ano, o Paraná também registrou crescimento acima do nacional, aumentando 2,64% o total de horas pagas para os trabalhadores da indústria enquanto o Brasil cresceu 1,28%.

Folha de ocupação

A pesquisa avalia ainda o desempenho no valor da folha de pagamento e no número de trabalhadores ocupados na indústria. Na análise do valor da folha de pagamento, a pesquisa do IBGE aponta um crescimento de 3,05% no Paraná durante o mês de junho de 2007 em relação ao mesmo mês do ano anterior. No período acumulado entre os meses de janeiro a junho, o aumento foi de 3,04%.

Em relação à ocupação nas indústrias paranaenses, a pesquisa indica um aumento de 1,99% em junho deste ano, comparando com igual período de 2006. Durante o primeiro semestre deste ano, o aumento na ocupação dos trabalhadores da indústria 2,03% no Paraná. No Brasil, esse crescimento ficou em 1,57%, comparado com o mesmo período de 2006.

A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário é divulgada mensalmente pelo IBGE, e mostra indicadores de curto prazo, relativos às atividades industriais. Abrange as Regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Os dados são informados pelas empresas que possuem unidades locais registradas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo