Carlos Borba/AEN
Lançamento do BEL-100, serviço que permite conexões em velocidades de até 100 Mbps.

O governo estadual lançou na manhã desta segunda-feira (14) um serviço de banda “extra larga” de internet no Paraná, o BEL-100, que permite o envio e o recebimento de imagens e voz em alta resolução, serviço utilizado apenas em alguns países com tecnologia de ponta. Nesse primeiro momento, o serviço será prioritariamente para uso de órgãos do governo, pelo sistema de fibras ópticas.  

continua após a publicidade

O pontapé inicial foi dado oficialmente em uma conversa por dois aparelhos de videofone entre o governador Beto Richa (PSDB), do Palácio das Araucárias, com o presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Lindolfo Zimmer, que estava na sede da companhia, no bairro Batel, em Curitiba.

O serviço disponibilizado pela Copel vai permitir conexões em velocidade de até 100 Mbps (megabites por segundo). “A qualidade do serviço oferecido é comparável com a de países como Japão e Coreia do Sul, líderes mundiais nesse mercado. É um novo negócio importante para o governo”, apresenta o superintendente de Telecomunicações da Copel, Marcos de Lacerda Pessoa. Segundo ele, a conectividade em banda extra larga vai contribuir para a redução dos custos de comunicação do governo do Estado. O superintendente das Telecomunicações avalia que o Brasil é um país mal servido de internet. “Temos tecnologia muito ruim e preços muito altos”, diz.

Até o fim deste ano, o serviço do BEL-100 estará disponível para grandes empresas de 37 bairros de Curitiba. Para os próximos quatro anos, a intenção é que a banda extra larga seja estendida para todo o Estado, começando pelas 20 maiores cidades do Paraná. “Dependendo de financiamentos pretendemos disponibilizar o serviço a todos os paranaenses. O importante é que iniciativas como essa podem ajudar a Copel a voltar a ser referência no setor”, afirmou o governador. Para os consumidores, o custo será calculado pela quantidade utilizada do sistema.

continua após a publicidade

Serviços móveis

Hoje pela manhã o governo anunciou o serviço que agora interliga o portal oficial do Estado a tecnologias móveis, como IPad, Iphone e Blackberry. Agora o contribuinte pode consultar e efetuar o pagamento do seu IPVA, por exemplo, através desses aparelhos. Consulta de serviços do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), como multas e pontos na carteira, também poderão ser feitos pelos dispositivos móveis, de acordo com o presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Jackson Leite.

continua após a publicidade