Paraná gera mais de dois mil empregos no mês de fevereiro

Segundo o novo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (18) pelo Ministério do Trabalho, o Paraná gerou 2.494 das 9.179 vagas de trabalho abertas no país. O número de novos trabalhadores paranaenses com carteira de trabalho assinada no mês superou o de janeiro (1.592) mesmo diante da crise financeira mundial.

Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, os números apontam para uma recuperação da economia nacional e estadual. “No primeiro mês do ano, o Paraná já havia apresentado reação à crise financeira internacional. Foi quando o Estado foi um dos poucos com resultados positivos. Agora, comprovamos que temos potencial e que podemos ter um 2009 com muitos empregos”, avaliou.

Ao imaginar uma linha com a variação das taxas de emprego no Estado – aponta ainda o secretário – é possível ver que, em novembro de 2008, quando a crise chegou ao Brasil, ela caiu. “Naquele mês, tivemos retração. Depois, em dezembro, ela caiu ainda mais em todo país e nós tivemos decréscimo. Agora, a linha voltou para cima. Nosso estoque de empregos cresceu 0,07% em janeiro e 0,12% em fevereiro”, analisa.

Setores

Um dos setores que mais empregaram no Paraná foi o de serviços: saldo positivo de 5.810 novos postos de trabalho, alta de 0,77%. Na construção civil, o saldo foi de 55 novos trabalhadores com carteira assinada, crescimento de 0,55% sobre o número de vagas criadas no mês passado.

Já o comércio a agropecuária e a indústria tiveram saldo negativo. O comércio teve 109 vagas eliminadas. A agropecuária teve um resultado de -1.563. O maior número de demissões aconteceu na indústria, que eliminou 1.825 postos de trabalho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna