Paraná fica em primeiro em sanidade avícola

O Paraná obteve classificação B, a avaliação máxima concedida às unidades federativas, durante auditoria feita pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no programa nacional de prevenção à Influenza Aviária e Doença de Newcastle. Os resultados foram apresentados ontem, em Curitiba, pelo secretário da SDA, Inácio Kroetz.

Segundo o estudo, as estruturas sanitárias estaduais apresentaram melhora nas ações para prevenção às duas doenças. O estudo considerou, entre outros pontos, os dados descritivos da avicultura local, o sistema de atenção veterinária, a capacidade de resposta à emergência sanitária e a execução das normativas do Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA).

Segundo a auditoria, além do Paraná, outros dois estados conseguiram a nota B: Santa Catarina e Mato Grosso. Na somatória geral dos pontos, o estado paranaense superou Santa Catarina e é hoje líder no resultado final da avaliação.

“Para nós, a busca por esse índice era quase uma obsessão”, apontou Domingos Martins, presidente do Sindicado das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo