De cada 100 empregos formais gerados no Brasil entre janeiro e setembro deste ano, 7,4 foram registrados no Paraná. É o que revela o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo o levantamento, o Paraná foi responsável por 154.896 dos 2.086.570 postos de trabalho gerados no país. Isso significa que, embora a população do Paraná represente 5,2% da brasileira, o Estado gera 7,4% dos empregos do país.
Esta é a primeira vez no ano em que é possível fazer este comparativo, já que houve saldo positivo em todas as regiões do território nacional. Os números também confirmam: O Paraná foi o terceiro maior responsável pelas vagas abertas no país nos nove primeiros meses do ano, ficando atrás apenas São Paulo e Minas Gerais, que têm População Economicamente Ativa (PEA) bem superiores.
“Considerando que São Paulo tem uma população quatro vezes maior que a do Paraná e que Minas Gerais tem o dobro, percebemos que estamos no caminho certo e que hoje temos uma política pública de geração de empregos sólida e eficiente”, analisa o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná, Nelson Garcia.
A participação paranaense na geração de empregos no país ficou bem acima das dos demais Estados da Região Sul. Santa Catarina gerou 4,3% dos empregos do Brasil e o Rio Grande do Sul 4,9%.
De acordo com o Caged, só em setembro o Paraná gerou 17.404 empregos formais. O número é 22,7% maior que o obtido no mesmo mês de 2007, quando foram contratadas 14.189 pessoas com carteira assinada no Estado.