A pesquisa divulgada ontem pelo IBGE e pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) aponta a manutenção da liderança do Paraná na produção de grãos do País, com uma expectativa de colheita de 31,24 milhões de toneladas em junho, volume que já reflete a previsão de queda (de 15,5%) na produção de milho safrinha da ordem de um milhão de toneladas.
O IBGE não descarta a elevação da estimativa de produção para o trigo, onde o Paraná também se destaca como o maior produtor. As baixas temperaturas que prejudicaram o final do ciclo do milho safrinha em algumas regiões foram benéficas para a cultura do trigo, que estava em fase de perfilhamento.
Em condições normais de clima, a produção esperada é de 5,2 milhões de toneladas do País, sendo que o Paraná deverá ser responsável por mais da metade da produção com um volume de 2,82 milhões de toneladas.
Em relação às demais culturas, a produção no Paraná já está assegurada para a soja, milho da primeira safra e feijão da primeira e segunda safra. A produção de soja é recorde com um volume de 11,91 milhões/t, uma ligeira alta de 0,3% sobre a produção do ano anterior que também foi recorde, com uma colheita de 11,75 milhões de toneladas.
A estimativa de produção de café foi reavaliada e deverá ser até 48% maior.