O Paraná é o segundo estado brasileiro com maior número de empresas inscritas no Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2005, criado para estimular os esforços inovadores das empresas no campo tecnológico, principalmente com projetos que gerem resultados de impacto na sociedade.
Neste ano, 81 trabalhos paranaenses concorrem à premiação, número inferior apenas ao de São Paulo, que tem 102 participantes. A evolução das inscrições estaduais foi de 91% em relação a 2004. A região Sul também bateu recordes, com 204 concorrentes, contra 160 no ano passado.
A primeira etapa do concurso, que é promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, é regional. Os participantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul concorrem em cinco categoriais: Empresa, Inovação Social, Instituto de Pesquisa, Produto e Processo.
Os primeiros colocados de cada categoria participarão da etapa nacional. Os vencedores desta etapa receberão bolsa de fomento tecnológico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e subsídio para depósito de pedido de patente ou registro de marca. Para os 2.º e 3.º colocados de cada categoria, será concedido depósito de pedido de registro de marca.