O País pode ter crescimento econômico à taxa de 5% nos próximos anos, na avaliação do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. "O segredo para o Brasil continuar crescendo é manter a inflação sob controle e a confiança do setor privado, que tem investido vigorosamente no País", disse, em Nova York.
Coutinho enumerou que a economia brasileira tem potencial para significativa expansão do mercado de capitais, as famílias têm baixo endividamento e os bancos estão saudáveis.
No cenário da inflação, o presidente do BNDES acrescentou que as pressões vem do petróleo, metais, minerais e de alimentos. "Estas são pressões globais que também atingiram a economia brasileira. No entanto, o governo está bastante ciente. O foco (do governo) é manter inflação sob controle".
Crédito
Coutinho acrescentou que o crédito tem um grande potencial para crescimento. No entanto, ele avaliou que deve ter "moderação leve", pois "o BC tomou passos para moderar o crescimento". Segundo Coutinho, não é interesse do Brasil esfriar muito a economia. "(O interesse) é ‘moderar’ o crescimento", observou.
O presidente do BNDES estimou que o crédito cresceu 27% no acumulado de 12 meses até março. Ele estimou a faixa de crescimento entre 27% e 30% como "muito elevada" e espera que o crédito continue crescendo a uma taxa em torno de 15%.