O ministro da Fazenda, Guido Mantega, mostrou tranquilidade em relação ao impacto da crise política nos países do Oriente Médio e do Norte da África. “Por enquanto, a crise é limitada”, disse, ao comentar o impacto das revoltas populares nos preços do barril de petróleo no mercado internacional. O ministro ponderou que a crise, por ora, afetou países pequenos.

continua após a publicidade

“O importante é que não atinja a Arábia Saudita”, afirmou, referindo-se a um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Mantega destacou que o Brasil é autossuficiente em petróleo, importando apenas alguns derivados. Mas reconheceu que a crise pode ter um impacto maior nos países europeus que começam a se recuperar da crise.

Ao ser perguntado, em entrevista ao programa “Conta Corrente”, da Globo News, sobre eventuais gargalos na infraestrutura brasileira que podem atrapalhar a continuidade do crescimento do Brasil, o ministro disse que todos os investimentos do governo em infraestrutura estão sendo mantidos, apesar dos cortes anunciados no Orçamentos de 2011.

“Os investimentos vão continuar crescendo no Brasil. Não vai ter ponto de estrangulamento”, disse Mantega, citando as áreas de portos e energia.

continua após a publicidade