O ministro da Fazenda, Guido Mantega, procurou nesta quinta-feira (9) transmitir tranqüilidade aos investidores neste momento de maior turbulência no mercado internacional. Segundo ele, não há receio em relação ao Brasil, "que está no time dos países sólidos habilitados a enfrentar maior ou menor nervosismo". "Os investidores continuam olhando com segurança para o Brasil", disse.

continua após a publicidade

Ele disse ter consultado a área técnica do Tesouro Nacional e verificou que não houve pressão de venda dos títulos do governo brasileiro. O ministro insistiu que a economia brasileira está muito sólida para enfrentar estas turbulências e que não está faltando dinheiro ao País. "O Brasil tem dólares sobrando." Mantega disse que as reservas internacionais estão US$ 100 bilhões acima do verificado em março do ano passado. Segundo o ministro, não falta liquidez à economia brasileira.

Apesar de os ativos domésticos estarem reagindo à turbulência externa, Mantega chegou a dizer que este nervosismo não chegou ao País. Ele comentou ainda o quadro internacional, lembrando que tem ocorrido um efeito dominó a partir do mercado de crédito imobiliário de alto risco norte-americano.

continua após a publicidade