Para Draghi, atividade econômica deve se estabilizar

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, previu nesta quinta-feira que a atividade econômica da zona do euro deve se estabilizar e se recuperar ao longo do ano, embora a um ritmo contido.

No discurso introdutório da coletiva de imprensa que se seguiu à decisão do BCE de manter sua taxa básica de juros inalterada em 0,5%, Draghi citou que o Produto Interno Bruto (PIB) real do bloco teve queda de 0,3% no primeiro trimestre, após recuar 0,6% no último trimestre do ano passado, e que as condições do mercado de trabalho local continuam fracas.

“Eventos recentes em indicadores cíclicos, particularmente aqueles baseados em dados de pesquisa, indicam alguma melhora adicional a partir de níveis baixos”, disse Draghi.

Draghi também previu que o crescimento das exportações da zona do euro deve se beneficiar de uma recuperação gradual da demanda mundial neste e no próximo ano, e que a demanda doméstica deve ser sustentada pela política acomodatícia do BCE e por recentes ganhos na renda real graças à queda da inflação.

Além disso, Draghi acredita que a melhora geral vista nos mercados financeiros desde meados do ano passado deve chegar à economia real, assim como o progresso feito na consolidação fiscal. “Dito isso, os ajustes ainda necessários no balanço patrimonial vão continuar pesando na atividade econômica”, afirmou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna